quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O que realmente é o emo?

Hoje vim aqui para esclarecer sobre alguns mitos sobre o que é o emo!
O emo, que nasceu nos Estados Unidos na década de 80, nao tem muita coisa haver, ou nada, com o que hoje a midia julga ser emo. Na época de seu surgimento o cenário era triste na cena Punk Rock americana, shows violentos, com pouca musica com conteúdo, então jovens da época se juntavam afim de fazer um som hardcore com um diferenciado tendo com um dos iniciantes a banda Fugazi , com um punk rock não violento, e sentimental d+, com ela surgiram centenas de bandas seguindo o mesmo som e ideal . Com o tempo, a "midia independente musical" da época precisava de um nome para o que acontecia com hardcore. Ai surgiu o termo "emo", do qual nunca foi usado pelas próprias bandas que faziam esse tipo de som, com o fim dos anos 80, o emo passou por alumas mudanças, sons mais leves porem menos melodico, anos depois mudou novamente, desta vez para sua origem...

De uma olhada nesta foto da banda Fugazi, na decada de 80, nada haver com o que
chamam de emo hoje!

No Brasil, o gênero se estabeleceu sob forte influência norte-americana em meados de 2003, na cidade de SãoPaulo, seespalhando para outras capitais do Sul e do Sudeste, e influenciou também uma moda de adolescentes caracterizada pela música, pelo comportamento geralmente emotivo e tolerante, e também pelo visual, que consiste em geral em trajes pretos, Listrados, Mad Rats, Cabelos Coloridos e franjas caídas sobre os olhos, mas emo nao se tratava de um adolescente chorão, e sim um som agressivo com letras com um tom "emocional".

Existe também a categoria "Emo Fruits", que foi baseada numa moda do Japão, de onde eles tiram referência de roupas e cabelos. São normalmente muito coloridos, usando várias estampas e cores fortes no mesmo look.
Fazendo a pesquisa para esta materia descobri que: Simple Plan, nem Fall Out Boy, e muito menos Nx Zero pode ser considerado "emo" ou "emocore". Na verdade ambas foram derivadas do "pop punk" e do "hardcore melódico" (ao contrário do que muitos pensam, nada tem a ver com emo). Suas letras choronas, seus visuais exagerados e chamativos não possuem semelhança alguma com o verdadeiro movimento musical, porém grande maioria é cada pela midia como "emo", por causa do visual.

Mas lembre-se emos nao tem nada haver com o que veste e sim com o que toca, com o que crê!
já esta banda a, Bring me de Horizon, tem uma grande semelhança no estilo de vestir dos emos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário